segunda-feira, maio 05, 2008

Dia da mãe

O meu foi na sexta-feira. Prendinha feita por ela na escola, lanche especial para as mães.

(Nota: Ainda bem que (algum)as educadoras não ensinam os meninos a escrever. Feliz Dia Mamá! é lindo.)

E cada vez mais sou contra este hábito que se está a instituir em algumas escolas de chamar as mães ou os pais (normalmente em horários impróprios para quem trabalha)nestes dias.

Por muito que ache piada às festinhas e que os miúdos fiquem felizes da vida por terem lá as mães, há sempre meia dúzia que se sente mal porque as mães não podem ir. Miúdos que não se sentem mal em mais nenhum dia do ano, mas sentem naquele, porque a escola resolveu chamar lá as mães e a deles não pode ir. Por eles, acho que valia a pena acabar com isto.

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

concordo!

5/5/08 14:27  
Blogger carla said...

Eu tb fui na 4ª feira, mas quando foi o dia do pai, o pai cá de casa n pode ir, a alternativa que arranjámos foi a miuda faltar à escola....portanto concordo em absoluto ctg!

5/5/08 14:45  
Blogger Cool Mum said...

concordo!
(embora nunca tenha acontecido por cá, acho muito injusto para os miúdos)

5/5/08 14:55  
Anonymous Anónimo said...

Olá. Engraçado este teu post porque há pouco tempo falei deste assunto com uma amiga.

Na minha opinião não me parece muito mal. Se são crianças felizes e acompanhadas o resto do tempo não me parece mal e não me parece que sofram tanto assim com esse dia apenas.
Digo-o por experiência própria. No nosso caso um desses dias é sempre um momento menos fácil de lidar mas a vida é assim mesmo e lidar com esses momentos tb faz parte e não os traumatiza. Há que celebrar cada dia.
Há meninos que não teem Pai ou que não teem Mãe mas o Dia do Pai e o Dia da Mãe continuam a existir e encontram-se formas diferentes de o viver.
Há realmente Mães e Pais que infelizmente não podem ir, mas "protegê-los" tanto assim de modo a acabar com a manifestação de um dia especial parece-me um bocadinho artificial.
Um abraço.

5/5/08 17:26  
Anonymous Anónimo said...

mas esqueci-me de dizer que na escola da minha filha os meninos que não podem ter lá a Mãe/Pai ou uma Avó/Avô ou alguem que represente a Mãe/Pai, vão para a sala onde decorrem actividades,e onde os outros se vão juntando depois de cada Mãe/Pai se ir embora. Não há propriamente "festa encenada", é uma espécie de "pequeno-almoço conjunto"...a qualquer hora entre as 8 e as 10 da manhã, uns vão chegando outros saindo... talvez isso "ajude" a que alguns não sintam essa "exclusão" que penso referires.

5/5/08 17:32  
Blogger Maria said...

Por acaso ainda nem tinha pensado nisso.. Mas nessa perspectiva é realmente muito chato para as crianças.

um bjnho

5/5/08 19:38  
Anonymous Anónimo said...

maria m.:
Não digo que os traumatize. Eu própria cheguei atrasada e até perdi o melhor da festa... :|
Mas a festa de uns acaba por ser o choro dos outros - vi um miúdo já espigadote, do ATL, com a lágrima no olho a olhar para a porta, e mães a desculparem-se de todas as maneiras pelo atraso.
A forma como as coisas se passam na escola da sua filha parece-me melhor.

5/5/08 19:53  
Blogger inesn said...

concordo. na escola dos meus os pais só são convidados para as festas de natal e final de ano que se realizam ou no final da tarde ou em fim de semana.

5/5/08 22:07  
Anonymous Anónimo said...

Sophie: fez-me lembrar a correria por que já passei para chegar a uma festa "formal" de fim de ano da minha filha e como foi angustiante. no meio do trânsito, larguei o carro e fui a correr, esbaforida. acabei de entrar e eles estavam a subir ao palco. ví os olhinhos dela à minha procura no meio de tantos pais e sosseguei-a, sosseguei-me.
E sim, visto assim, à luz de festa "formal" concordo que se pudesse poupar alguns meninos a esse sofrimento e stress, afinal desnecessários. Talvez a solução seja mesmo essa, uma festa menos formal, mais à vontade, onde se sintam menos as ausências e se possam partilhar as presenças.
Acontece com frequência, no dia dos avós, os avós de uns "adoptarem" novos netos - os que não teem lá os avós- e todos se divertem.

6/5/08 11:47  
Blogger LP said...

Eu, já cheguei atrasada e já faltei a festas dessas. Na segunda-feira tinha duas festas do dia da mãe, em escolas diferentes, à mesma hora. Tive de optar. Fui buscar os pequenos para não sentirem a minha falta e fomos todos à festa do mais velho.

7/5/08 10:48  
Blogger LP said...

Eu, já cheguei atrasada e já faltei a festas dessas. Na segunda-feira tinha duas festas do dia da mãe, em escolas diferentes, à mesma hora. Tive de optar. Fui buscar os pequenos para não sentirem a minha falta e fomos todos à festa do mais velho.

7/5/08 10:48  

Enviar um comentário

<< Home