quinta-feira, julho 03, 2008

Aos 5 anos

a timidez parece falta de educação.

A vergonha ainda lhe bloqueia os olás e obrigados e outras respostas. Fico eu, entre desculpas e risos atrapalhados, a responder por ela, porque sei que não vale a pena insistir no momento para que beije ou fale com determinada pessoa.

Até estender a mão para aceitar um chupa-chupa ou escolher um rebuçado por vezes é difícil. Tem de se sentir muito à vontade. E isso pode acontecer mais com umas pessoas do que com outras, sem que nada de concreto o explique. Pode acontecer simplesmente porque há outros meninos da idade dela envolvidos e aí deixa-se ir na onda. Mas foge, como pode, do confronto com os mais velhos.

Aguardo, com paciência, o momento em que a pressão do socialmente correcto se sobreponha às inibições. Cresce, mas devagarinho.

6 Comments:

Blogger Mar said...

Eu já te disse que era asim, tal e qual, não já?

Não foi o socialmente correcto que se impôs. Algumas inibições foram-se perdendo, com a maturidade e a maior auto-confiança. Outras continuam cá, iguaizinhas (só que agora compreendo-as).

Mas isso do socialmente correcto... nah!

3/7/08 09:23  
Blogger Sophie said...

Eu também era assim. Por isso entendo tão bem... Não forço, nem insisto, sei que vai passar.

3/7/08 10:01  
Blogger G_ticopei said...

Cá em casa o filme é igualzinho!!!

3/7/08 12:31  
Blogger LP said...

Eu era assim (ainda sou um pouco), o meu filho mais velho (como sabes) também é e eu percebo o que dizes, muitas vezes parece falta de educação, mas não é. E o que os outros pensam não interessa nada.

4/7/08 09:46  
Blogger carla said...

Os meus são assim, o mais velho agora já dá o beijo, mas sempre a correr e lá diz um obrigado mt baixinho...

4/7/08 12:43  
Anonymous Anónimo said...

a minha filha mais velha é uma vendida: se lhe dão um chupa, aceita dá beijos e põe-se logo a abusar da simpatia... (odeio)

a mais nova: faz o que fizer a mais velha (se dá beijo, dá beijo; se não dá beijo, não dá beijo)

eu aguardo com pouco paciência pela noção de algum socialmente correcto (aqui, sim, sem dúvida) para que a I se comporte com modos muito menos exibicionistas (que são como a sua defesa, ou direi ataque, para conquistar simpatias e atenções)

:p

15/7/08 23:50  

Enviar um comentário

<< Home