terça-feira, setembro 12, 2006

Confusão

ou Os efeitos desastrosos da compra de um livro só pela capa

Nas férias, comprei o livro Camila e os seus amigos para a M, porque, pela capa, me pareceu ser uma simples história com crianças de várias cores e nacionalidades.

A verdade é que a história, que nem sequer é boa, é sobre a adopção de crianças.
Tendo já outras Camilas, inofensivas e até engraçadas, nem me dei ao trabalho de ler para mim antes de ler para a M.
As surpresas foram surgindo assim, a frio, e as explicações que não esperava dar também foram saindo conforme consegui. Ainda pensei trocar o livro, mas já não me deixou. Só me pediu para contar mais uma vez.

Hoje ouviu a expressão "adoptar crianças" na televisão. Nem sequer estava a olhar. E só hoje percebi a confusão que o raio do livro causou ao misturar adopções com crianças brancas, pretas e amarelas.

- Adoptar quianças?
- Sim. Tomar conta daqueles meninos que não têm pai nem mãe.
- Os de cara pêta.- com o ar mais natural do mundo.

Livro arrumado de vez.

3 Comments:

Blogger anne said...

não gosto nada nada desses livros. as histórias não parecem ter grande nexo. pelos vistos não me enganei.

12/9/06 14:56  
Blogger Ana said...

A diferença comigo foi que li a história só para mim mas depois de ter comprado o livro......nada bom.

13/9/06 19:35  
Blogger Lígia said...

ya, eu quando compro livros ou filmes para o A. tenho sempre a preocupação de ver algumas coisas, como a questão racial ou a história dos maus serem sempre de outra raça que não branca... essas coisas são confusas para eles.

14/9/06 19:25  

Enviar um comentário

<< Home