segunda-feira, setembro 18, 2006

Memória

Surpreendo-me sempre com a memória (principalmente visual e olfactiva) que revela. Desde muito cedo que sente e identifica o cheiro de tudo. Mais do que eu. Pelas minhas mãos, pelos meus beijos, dizia o que eu tinha estado a fazer ou a comer. O que me espantou quando uma vez, há muito tempo, me disse Tibeste a comer alguma coissa doce... quando me aproximei dela. É capaz de dizer que aqui cheira como cheirava naquela casa, naquele restaurante, naquele jardim.

Já conhece os caminhos que percorremos diariamente. Bais por este lado? A nossa casa é por ali!, quando resolvo passar no supermercado antes. Eu já tibe aqui..., mesmo que tenha sido há muito, muito tempo. Foi ali que fui com o papá compar um gamo de flores para ti. Em que dia? Dia da mãe ou dia do coração?
Associa e recorda símbolos. Isto costuma dar na tebissão! - observando um anúncio ao UZO no jornal. Aquele giassól [guarda-sol] é igual ao café! - descobrindo, na praia, um guarda-sol com publicidade à Sical que costuma ver nas chávenas e pires e caixas de guardanapos do café.

(Temos tendência a achar tudo fantástico e fascinante no processo normal de desenvolvimento dos nossos filhos. Principalmente se é o primeiro. Isto que descrevi não é excepção. Provavelmente é normalíssimo e não tem nada de surpreendente, mas eu sou a mãe...)

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

:)

olha, não noto essas capacidades olfactivas na I - basicamente ela diz que cheira bem ou mal; ou então pergunta-me: "o que é que estiveste a comer?!"

já a memória visual tb a tem aguçada. sou muitas vezes apanhada em coisas tipo: "olha isto é igual àquilo"; às vezes associações incríveis!

18/9/06 13:06  

Enviar um comentário

<< Home