terça-feira, novembro 07, 2006

É demasiado doloroso vê-la crescer com sofrimento. Queria tanto que ela se passeasse pela vida com a leveza da maioria das crianças. Mas não. Todos os dias é preciso uma motivação diferente para ir para a escola. Todos os dias não quer. Todos os dias a separação custa. Todos os dias repetimos e reinventamos as mesmas palavras.

Sei que vai passar quando tiver de ser. Respeito, dou todo o tempo. Mas canso-me e não acho justo que seja assim.

17 Comments:

Blogger 100nada said...

Não é nada justo ver os filhos sofrerem seja por que razão for...mas é assim que crescem e ficam mais fortes. E mais felizes por terem crescido e terem ficado mais fortes.
Coragem!

8/11/06 00:11  
Blogger 100nada said...

(adenda: "é assim" neste sofrimento em concreto, claro!)

8/11/06 00:11  
Blogger Paula said...

Compreendo o que queres dizer, mas como sabes (claro que sabes) as crianças são todas diferentes e o que para uns é tão mas tão simples para outros é a coisa mais complicada do mundo.

Não de ve ser fácil assitir a essas dificuldades todos os dias, mas é a maneira de ser dela e não me parece que possas fazer nada para alterar isso. penso que só mesmo com o crecimento ela se irá modificando mas sempre no seu ritmo, que para uns é muito rápido e para outros é como vês.

Beijinhos para as duas :o)

8/11/06 10:38  
Anonymous Anónimo said...

mais beijinhos meus... é uma bela duma chatice tremenda isso, caneco!

8/11/06 10:46  
Blogger Susie said...

Sabes... este ano lectivo (portasnto com 4 anos e meio), foi o primeiro ano em que senti que o H. começou efectivamente a gostar da escola. Foi o primeiro ano (tirando o primeiro em que tinha apenas 5 meses) em que fica todos os dias sem resistência, sem fitinhas, sem choros.
Acredito que seja apenas uma resistência de te largar quando chega. Depois durante o dia deve estar bem. Não sentes que apesar de tudo se sente lá bem?

8/11/06 10:50  
Blogger Clara said...

É sim doloroso vê-los crescer assim. A escola deveria ser um local de acolhimento. Mas, o problema é só o largar-te de manhã e sentes que ela fica bem depois ou é mesmo durante todo o dia assim?

8/11/06 11:18  
Anonymous Anónimo said...

Eu odiei o infantário do primeiro ao último dia, lembro-me de coisas que me aconteceram lá, berrava desalmadamente todos os dias quando chegava a carrinha, não fiz lá amigos, não tenho nenhuma boa memória. Fiquei aliviada quando a minha mãe conseguiu tirar-me de lá uns meses antes de entrar na escola primária, que, essa sim, adorei. No entanto, tive uma infância muito feliz.
Eu acho que tudo faz parte do crescimento e a tua filha não tem que ser igual às outras crianças. Eu sou extrovertida e nessa idade era um bichinho do buraco, não me conseguia integrar a não ser em casa, com as minhas irmãs e primos. Era muito pensativa e preferia brincar mais recolhidamente, muitas vezes sozinha, inventando as minhas histórias e fantasias. Ter um mundo diferente dos outros meninos não é necessariamente mau.
Dá-lhe tempo e dá-lhe o direito de não gostar da escolinha...

8/11/06 11:54  
Blogger anne said...

Deve ser muito complicado. O meu filho só chora na escola quando esta adoentado e eu fico com o coração apertadinho... imagino o que passas todos os dias. Mas como já tens escrito é só na hora, depois passa e ela acaba por se divertir.

8/11/06 12:01  
Anonymous Anónimo said...

Clara: A maioria das vezes é só até e durante a hora de a deixar.
Algumas vezes a "tristeza" dura toda a manhã e passa a seguir ao almoço ou sesta.

Se por acaso a "melhor amiga do mundo" não for à escola ou sair mais cedo, a "tristeza" dura todo o dia.

Ah! Os dias de ginástica são particularmente complicados também. Ontem chorou e abandonou a aula a meio, porque estava cansada(!). A mim disse-me que estava triste porque queria a mamã.

8/11/06 12:22  
Anonymous Anónimo said...

Olha, eu estou como a Dora. Odiei o infantário com todas as minhas forças, não me consigo lembrar de nada que gostasse, lá (ok, havia a piscina, mas só no verão). Sempre vivi as coisas com bastante sofrimento, também, e isso não me impediu de ter uma infância muito feliz.

Pelo que vais descrevendo, ela parece uma miúda feliz. Tem é muita necessidade de pessoas de quem gosta ao pé dela - e daí a questão da amiga. Claro que um dia a amiga desilude-a e parte-lhe o coração, ela sofre e cresce mais um pouco e procura outra...

Muita força para ti, que isso para a mãe é que deve ser um grande sofrimento. :)

8/11/06 13:22  
Blogger LP said...

Tens uma criança muito sensível e isso não é mau, antes pelo contrário. É verdade que a sua sensibilidade a faz sofrer mas também a vai fazer ser uma pessoa melhor, vais ver.

(Sei que custa, tenho um assim lá em casa...)

8/11/06 14:50  
Blogger Clara said...

Não será da própria escola? Eu em criança dei-me mal na 1ª escola onde andei porque aquilo não era grande coisa (e os meus primos até gostavam de lá andar). Aos 5 mudei para outra de que gostei bastante mais. Com a minha filha aconteceu também, à primeira creche adaptou-se mal, à 2ª bem, à primeira escola bem, à 2ª mal e à 3ª (actual) bem...E não considero que ela tenha problemas de adaptação, às vezes é da escola mesmo.

8/11/06 14:58  
Anonymous Anónimo said...

Eu tive uma experiência muito semelhante à da Dora, até saí mais cedo do infantário e tudo.
Já o meu irmão, um ano mais velho, adorou o infantário, o mesmo que o meu. O que só prova que cada experiência é única e tem de ser respeitada. Coragem e muita paciência! :))
Já agora, queres ver que somos conterrâneas e não sabemos? Eu quando chegava ao Pocinho ainda tinha duas horas de viagem de carro pela frente, e tu? ;)

8/11/06 23:15  
Anonymous Anónimo said...

Não tenho o teu mail...

8/11/06 23:50  
Blogger florbola said...

Fico sempre com o coração apertado quando escreves sobre isto... : (

Quando eu era miúda. no início também odiava o infantário, mas depois passou e acabei por ter uma infância extremamente feliz.

Já ponderaste a hipótese de o problema ser a própria escolinha? Que te diz a educadora?
Pergunto isto porque acho estranho esta fase estar a prolongar-se tanto.

Um beijinho.

9/11/06 12:57  
Blogger Rita Quintela said...

Um beijinho e coragem!

9/11/06 14:41  
Blogger InêsN said...

força!

(sem saber o que dizer...)

10/11/06 11:12  

Enviar um comentário

<< Home