quinta-feira, janeiro 11, 2007

Mentirinhas, desobediências e castigos

Pequenas mentirinhas a toda a hora.
Sim, já fiz. E não fez nada. Já arrumei. E não arrumou nada.
Ou invenções: Hoje, a professora de ginástica partiu uma perna!

Sinto que está a fazer experiências comigo.

Já quanto a desobediências, que também as há por aqui, são mais contidas.
É mais comum não fazer, quando lhe digo para fazer (por exemplo chamá-la para a mesa ou pedir que arrume isto ou aquilo). Fazer, quando lhe digo para não fazer é mais raro. Não sei se por medo das consequências, se por medo de mim, se por respeito, simplesmente. Mas também não quero pensar nisso.

O primeiro castigo foi antes do Natal. Maus modos, deixar cair (por causa dos maus modos) um pão ao chão e não o apanhar de seguida nem perante a minha ordem para o fazer. Televisão desligada e não há mais desenhos animados até ao Natal. Foi o que saiu. O Natal era no dia seguinte, pronto. Mas como estávamos de manhã, ainda faltava muito tempo. Cinco minutos depois apanhou o pão, correu para mim a dizer que o tinha feito, abraçou-me e enfiou a cabeça por baixo da minha camisola. Vergonha. Acabei por amolecer, retribuí o abraço, mas o castigo manteve-se, claro.
O dia inteiro uma doçura, nem se atreveu a pedir-me para ver desenhos. Nem quando as primas apareceram com o dvd da Barbie.

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Jolie said...

Faz-lhes falta a nossa coerência. A nossa firmeza.

Daqui a nada, essa fase também deve aparecer lá pelas minhas bandas.

Beijinhos

11/1/07 12:49  
Anonymous Anónimo said...

é exactamente o facto de ela mostrar muitas vezes falta de respeito e da minha autoridade aparentar ser nula que me deixa furibunda!... tenho-lhe dito isso, falado em respeito, por mim, pela irmã, pelo pai. ela já percebeu porque nos seus ralhetes a mim tb me fala que é preciso GUEPEITO!...

outra coisa que me tira do sério é cada vez mais raramente mostrar arrependimento pelo que fez. ralhamos, castigamos, bláblá. e ela parece que passa por baixo e adeusinho.

por isso é que acho que temos de ser mais rígidos nos castigos.

11/1/07 17:24  
Anonymous Anónimo said...

Ai o que me espera...

11/1/07 18:43  

Enviar um comentário

<< Home